O ínsulo

quarta-feira, setembro 20, 2006

FILOSOFIA E HIPOCRISIA

O Ínsulo gostou muito de ler o artigo de Vicente Jorge Silva, intitulado "Filosofia, teologia e hipocrisia", no DN de 20/09/06, p. 9, o qual parte de uma afirmação do bispo Januário Torgal: "É preciso saber filosofia" para compreender o sentido das palavras de Bento XVI. Gostou do Vicente porque entende que é assim que se filosofa ! O artigo termina: "O papa lamenta o desvio da esplêndida inocência das suas palavras. Pouco importa que seja sincero: a inocência é, nas igrejas, um simulacro demasiado frequente da hipocrisia. E não é preciso saber filosofia para perceber isso".
Pois não, bom Vicente. Mas o Ínsulo diria mais: se calhar até é mesmo preciso saber filosofia, ou talvez melhor, retórica, mas é para perceber a cínica hipocrisia de Bento XVI e seus súbditos e categorizados defensores ; hipocrisia que ele classifica, vejam bem, de 'esplêndida inocência'!... Mas leiam o artigo todo, bons 'deparantes' de O Ínsulo ! E é se querem ver como se filosofa em rigorosa e irrefutável lógica !
E, a propósito, o Ínsulo quer dizer, aqui, que há um outro colunista do DN que ele não deixa nunca de ler com muita satisfação: é o Padre e professor de Filosofia Anselmo Borges. O seu artigo, ao domingo, é, digamos, a missa do Ínsulo. Pela consciência, pela clarividência, pela frontalidade de um padre sinceramente filósofo. O Ínsulo promete que, na próxima, falará de um artigo dele.