O ínsulo

sexta-feira, setembro 22, 2006

À ordem de um Deus em que se não acredita ?!...

O Ínsulo vai hoje cumprir o que prometeu, a propósito do padre Anselmo Borges, professor de Filosofia, ou melhor, de uma das suas crónicas de muito interesse, no DN, ao domingo. Esta no DN de 27/08/06, p. 5: "A Palestina: um problema teológico?"
Conta ele que "Em 1977, em Jerusalém, tendo-lhe observado que mais cedo ou mais tarde os Judeus teriam de partilhar Jerusalém com os palestinos [o Ínsulo só não percebe porque é que o autor maiuscula Judeus, minusculando palestinos...], um funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita atirou-me: 'Nunca!' Não esqueça que esta terra nos foi dada por Deus há três mil anos!' Já antes me tinha confessado que era ateu, mas formara os filhos no conhecimento da Bíblia e celebrava a Páscoa como está determinado. E eu percebi melhor como tantas vezes a religião não passa de cimento ideológico político". Desculpem a longa citação, mas é nela que, para O Ínsulo, se encontra o busílis: um ateu (notem bem!) afirma, passando por cima de toda a vergonha ou desvergonha, que " esta terra nos foi dada por Deus"!... Como é possível?! Quer isto dizer que todos os ateus, israelitas ou não, estão a defender a ordem de um deus que para eles não existe, como fundamento do Estado de Israel que, para se estabelecer, achou que era Deus quem mandava tirar ao menos uma parte do território aos Palestinos?!
Não acham, os 'deparantes' de O Ínsulo, que tudo isto é um absurdo histórico?! Ainda por cima, imposto à História por ordem de um Deus em que se não acredita?! My God !...