O ínsulo

sexta-feira, março 09, 2007

À ESCOLA BÁSICA E INTEGRADA GUALDIM PAIS 1- FONTE NOVA

O Ínsulo faz hoje questão de emitir no seu blogue uma mensagem do seu alter-ego, para:


ESCOLA BÁSICA E INTEGRADA GUALDIM PAIS 1
FONTE NOVA - POMBAL


Queridos Alunos e Professores,

Quero agradecer-vos a vossa flor e a excelente lista de adjectivos elaborada pelos Alunos do 3º e 4º anos a que a Catarina Simão quis acrescentar uma lista própria. Pretendem com ela, certamente ajudados pelos Professores da vossa Escola Básica e Integrada Gualdim Pais – Fonte Nova, Pombal ,caracterizar um bom escritor. Em boa verdade eu nem escritor sou propriamente dito, e nem sequer pude, com muita pena minha, por motivos de saúde, corresponder ao tão amável convite para estar presente nesta sexta-feira – 9/3/ 2007 -, na “festa escolar”, no âmbito do Plano Nacional de Leitura.
Se tivesse de escolher apenas uns tantos dos vossos adjectivos, eu escolheria os seguintes: atencioso, navegador [também já aprendi a navegar!...], trabalhador, original, imaginador, optimista, amigo, inteligente, risonho, querido, útil, escritor, simpático, espirituoso, sábio.
Mesmo que não tivessem sido escolhidos pela leitura de meus escritos, eles sintetizam o escritor que eu desejaria ser e certamente a ideia de escritor que voeja nas cabeças inteligentes destas crianças, crescendo na aprendizagem da vida; vida que se aprende muito nas lições e no convívio com os Professores, mas também nas boas leituras.
Boas leituras, digo bem, porquanto a gente sabe, eu sei-o por experiência própria, que aluno que lê muito e bem, oferece garantias de ser um bom aluno, não só na disciplina da língua materna – no caso o Português – mas também em todas as outras disciplinas, porque é imprescindível saber bem português para, por meio dele, se aprender qualquer matéria. .
Gostaria de ter estado presente, para vos poder ler um texto meu em que evoco a memória da minha professora da Instrução Primária (era assim que se dizia nesse tempo), numa freguesia do concelho de Pombal em que nasci e comecei a aprender. Era a querida e saudosa D. Alzira: (“Não é munho que se diz, meninos: é moinho”, “Não é genlro: é genro”). Estas e tantas outras formas incorrectas, que eu corrigi e nunca mais esqueci.
Com votos de uma boa aprendizagem e felicidades na vida.

Pombal, 09/03/2007
António Marques

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

muito bem, eu também sou dessa escola.
estive lá nesse ano
ando agora no 4ºano
a minha prof. é a Luísa A.
Rafael Domingues
Jerónimo
10/05/10

1:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home