O ínsulo

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

"PORTUGAL MODERNO"

“PORTUGAL MODERNO”

(um pouco retardado, por questões de acesso, mas, infelizmente, continuando sempre actual)

Na primeira página do DN de 02/Fev/2007,

Primeiro-ministro diz que País quer estar na primeira linha
Manuel Pinho criticado no PS e por sindicatos e patrões
Economistas recusam vantagem dos salários

A ilustrar, a foto: Sócrates e seu Séquito, bem calçados e vestidos de ricos fatos ADIDAS, correm pelas praças da China, dizendo que quer “dar a imagem do Portugal Moderno”.
Pouco antes dele, no governo, outro primeiro-ministro fogiu da bagunça que ajudou a criar para ser promovido a presidente da Comissão Europeia.
Antes deste, outro primeiro-ministro escapou-se do pântano que tinha criado e é, pouco depois, promovido a alto comissário da ONU para os refugiados.

Esta é a imagem do Portugal Moderno. Imagem de fachada, claro, para papalvos verem, e outros que não são nada papalvos e fazem de conta que vêem nesta fachada (ou fantochada?) o Portugal Moderno.
Porém, por trás “deste Portugal Moderno”, ninguém corre nas praças, da China ou da Europa ou do Mundo, para mostrar a desgraça do milhão (ou quantos milhões?...) de portugueses no limiar da pobreza, ou para além do limiar: despedidos, desempregados, pensionistas de 200 euros (=40 contos) e os que nem isso...
Com a devida vénia de Vasco Pulido Valente (in Público, cit. por DN de 11/2/07, p. 9:
“O mal dos portugueses não está no atraso, na pobreza, na iliteracia ou em qualquer falha remediável e normal. O mal dos portugueses está em que manifestamente não regulam bem da cabeça. E contra isso não há nada a fazer”.
Agora, fora de aspas:
Assim parece, pois há quase 30 anos que, obstinadamente, vem escolhendo os mesmo – ora uns ora outros, ora outros ora uns – para os governarem. E nesses quase trinta anos de governo, o País, quer dizer, a maior parte dos portugueses, de cambalhota em cambalhota, está com os pneus no raso da estrada, na cauda da Europa!...
Ai, Portugal, Portugal!...