O ínsulo

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

RESULTADO DO REFERENDO

O Ínsulo quis postar este texto na noite da contagem, mas houve aqui uma alteração no acesso que só agora foi possível superar. Aí vai, pois, o seu comentário.
O resultado final do referendo trouxe ao Ínsulo alguma satisfação. É um grande passo, neste rectângulo geográfico “onde a terra acaba e o mar começa”! E talvez Pulido Valente não tenha tanta razão assim (cf. DN de 11/2/07, p. 9 “LIDO”)... Entretanto, atenção! Se algum partido tem conclusões positivas a tirar, é, sem dúvida, o da Odete. Por duas ordens de razões: 1, vejam os resultados dos distritos em que ele predomina; 2, o resultado geral só confirma que o problema já podia ter sido resolvido na Assembleia sem se ter perdido este tempo e este dinheiro todo... Mas há outra instituição que, pela negativa, não pode deixar de considerar tudo isto um aviso à navegação: a Igreja Católica: “os curas e os beatos” do blogue Tatarana, citado aqui na última postagem, escusam de andar com teatros macabros a assustar os fiéis que, se calhar, já não são assim tão fiéis, preferindo a fidelidade à sua consciência cívica !...
Mas todo o cuidado é pouco: dos 8 milhões de eleitores, apenas votaram 44%, o que significará para aí uns 3,5 milhões. Mas os do Não não se podem arrogar o direito de considerar da sua banda os 4,5 milhões de ‘abstémicos’. Quando muito, teriam de distribuir ‘pro rata sua parte’, portanto na mesma proporção. Foi, pois, um grande passo em frente. E o Ínsulo acha que muitos católicos, incluindo mestres como o seu lido e empático Professor Anselmo Borges, estão pela laicização da sociedade, o que, neste caso eleitoral, foi tão expressivamente expresso (passe o pleonasmo).
No entanto, tudo isto não chega para neutralizar o que na próxima postagem se dirá sobre a ‘mostragem’ do Portugal Moderno. Queridos ‘visitantes’, não percam.