O ínsulo

sexta-feira, janeiro 19, 2007

TLEBS - 10

TLEBS, serenamente... (2)

Esta é uma mensagem de alguma satisfação a todos quantos, na questão da já malfamigerada TLEBS, estão do lado da óbvia sensatez, nomeadamente Vasco Graça Moura, que se tem batido galhardamente, incansavelmente, fundamentadamente, de modo razoável contra o desrazoável, diria mesmo contra o irracional.
Bem haja Vasco Graça Moura ! O Ínsulo garante-lhe que não tem perdido um dos seus brilhantes e consistentes artigos no DN. E acha que é caso para nos congratularmos – os do lado do bom senso – com a luzinha que há uns dias, por via de notícias da comunicação social, começou a ver-se ao fundo do túnel. Lá muito ao fundo, embora, mas começou a ver-se!
O Ínsulo espera que sim, que a luzinha se torne luz! E venha até nós, até à saída do túnel, para bem de todos os falantes da Língua de Camões, de Fernão de Oliveira, de António Vieira, de Verney, de Garrett, de Eça de Queirós, de Raul Brandão, de Pessoa... e de alguns outros bons escritores de ontem e de hoje (alguns outros, menos bons ou até maus, estão a estragá-la como faria a TLEBS...).
Atenção, porém! Nada de cruzar os braços! Porque às duas por três (ou por quatro) os Iluminados inovadores podem fazer voltar tudo atrás e, com a gratuitidade que releva do lançamento da TLEBS, usarem o poder político – o mesmo que legalizara esta coisa insensata! – para, finalmente, fazerem outra vez voltar tudo em frente!... Num país como o nosso, a fuga para a frente é sempre possível!...
O Ínsulo espera que não!