O ínsulo

quarta-feira, dezembro 13, 2006

TLEBS -7

TLEBS - “A Implosão” ( V.G.M.)


O Ínsulo acaba de ler mais um importante artigo de Vasco Graça Moura (DN 13/Dez/06, p. 8), sobre “o malfadado processo da TLEBS” a que dá o título “A implosão”. Referindo-se, por sua vez, ao artigo “absolutamente devastador, de João Andrade Peres no Expresso de 6-12-2006 [vide site jperes.no.sapo.pt ], e às fortíssimas intervenções de Jorge Morais Barbosa, dizendo que “eles fizeram o que lhes competia: chamaram a atenção para a gravidade do problema” etc. E que “Isto não os livrou de serem apodados de ‘reaccionários’ por uma dama, ela sim, ‘tão progressista’ que só mostrou saber lançar mão do argumento de autoridade em termos acríticos, do tipo ‘façam favor de estar calados porque isto só diz respeito a quem sabe e quem sabe são os linguistas’ Sibi imputet e que o doutoramento a que se candidata lhe pese tão pouco quanto a exígua bagagem de que dá provas. Mas seja-lhe lembrado, recorrendo a uma terminologia galinácea que deve estar ao alcance do seu entendimento, que mesmo quem não seja capaz de pôr ovos pode ter boas razões para achar que um ovo está estragado e é impróprio para consumo”
O Ínsulo pede lhe seja relevada a extensa citação, antes de mais, pelo autor rogando vénia, e depois aos ‘navegantes-deparantes’. Ele acha tão importante o que acima refere Graça Moura [vgm@mail.telepac.pt], que foi isso mesmo que o levou a escrever esta TLEBS – 7.
Então, digam-me, ainda há neste mundo de hoje quem se agarre, antes de mais e depois de tudo, ao argumento magistral como o mais válido argumento para provar seja o que for?!... Se o Ínsulo soubesse inglês, até lhe apetecia dizer: My God ! Ele pensava – pobre Ínsulo! – que nos tempos em que estamos, esse seria sempre o último recurso argumentativo... E quando alguém a ele recorre, é certo e sabido que não tem mais nenhum que ofereça alguma consistência. Então, o autodidactismo não é imprescindível factor de formação/informação, mesmo para um especialista seja de que área for?! Não se lembram do que dizia (ou escreveu?) o nosso Nobel Egas Moniz: “Médico que não sabe senão medicina, nem medicina saberá..” ?!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Meu caro, está on-line a Petição Contra a TLEBS, iniciativa de um conjunto de pais e Enc. de Educação:
http://www.ipetitions.com/petition/contratlebs/tlebs.html

Como 1º subscritor, convido-o a ler e, se concordar, a assinar e a divulgar.

5:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home