O ínsulo

domingo, dezembro 10, 2006

TLEBS - 6

TLEBS – um abaixo-assinado inadiável




Gente, altamente qualificada na matéria linguística e literária, e nessa qualidade sobejamente conhecida, em boa hora lançou um abaixo-assinado , solicitando à Senhora Ministra da Educação a suspensão imediata da aplicação da TLEBS. Gente que se vê estar do lado do bom-senso, contra a inovação pela inovação. A seguir se apresenta o texto da petição e os nomes que encimam o abaixo-assinado:

“Exma Senhora Ministra da Educação,

Os abaixo-assinados vêm expressar a Vossa Excelência a sua muita preocupação com as consequências negativas que advirão da colocação em funcionamento da anteriormente aprovada Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS). Essa terminologia foi proposta em termos de parcialidade científica e disciplinar, à margem dos especialistas interessados na preservação da Língua como património comunicacional e estético de índole pragmática e criativa, sem discussão pública alargada e, por isso, não permitindo a responsáveis das áreas competentes e a cidadãos em geral medir devidamente os resultados das alterações introduzidas e pronunciarem-se.
Os signatários vêm deste modo solicitar a Vossa Excelência se digne proceder à suspensão imediata da aplicação desse documento e proceder à sua reconsideração, de modo a facultar o debate com vários tipos de especialistas, evitando o tipo de ensino do Português que nele se propõe, de terminologia incorrecta e abstrusa, inadaptável a certos níveis etários e ocasionadora de graves dificuldades de aprendizagem, molestação da Língua, formação de deficientes modelos de pensamento, além do apreciável aumento de custos do material escolar, por tudo isto atingindo também outras disciplinas curriculares, com gravíssimas consequências para o nosso país.” Assinam:

Jorge Morais Barbosa – Professor Catedrático de Linguística, U. Coimbra, Decano dos Linguistas em exercício na Universidade Portuguesa
Maria Alzira Seixo – Professora Catedrática de Literatura, U. Lisboa; Presidente da Federação Internacional de Línguas e Literaturas Modernas, 1999-02
Vasco Graça Moura – Escritor; Prémio Pessoa
Helena Carvalhão Buescu – Professora Catedrática de Literatura, U. Lisboa
Eduardo Prado Coelho – Professor Associado de Literatura, U. Nova; Ensaísta
Maria do Carmo Vieira – Prof.ª do Ensino Secundário, Esc. Marquês de Pombal
Manuel Gusmão – Professor Catedrático de Teoria da Literatura, U. Lisboa
Maria Alice Gomes da Costa – Prof.ª do Ensino Secundário, Esc. D. Pedro V
José Saramago – Escritor, Prémio Nobel de Literatura
Lisboa, 20 de Novembro de 2006”

Apela-se, a todos os que se revêem nesta solicitação, nomeadamente professores de Português mas também de outras disciplinas, e outros cidadãos não professores, para que assinem em folha própria disponível na sede deste jornal.

Após preenchidos os abaixo-assinados, enviar para: Escola Secundária D. Pedro V
Ao c/ de Drª Maria Alice Costa
Estrada das Laranjeiras, 122
1600-136 LISBOA
Se preferir, pode subscrever o documento através de e-mail, para o endereço: tlebs.300@gmail.com

Pode, ainda, consultar os endereços: http://fgc.math.ist.utl.pt/tlebs.jpg e http://fgc.math.ist.pt/tlebs.pdf

Muito gostaria o responsável por este espaço do jornal que os leitores se postassem do lado da sensatez, como as grandes figuras que encimam esta petição.